As Secretarias da FETAEMA tem o papel político de trabalhar, dentro das suas atribuições, todos os eixos estruturantes do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Os secretários e o presidente da federação formam a diretoria executiva da FETAEMA, que reúne-se ordinariamente a cada 15 dias e extraordinariamente sempre que necessário. Unidas, as dez secretarias e a presidência têm, também, a responsabilidade de organizar o os conselhos ordinários e extraordinários, as plenárias e congresso estadual da categoria.

PRESIDÊNCIA

Francisco de Jesus Silva
Presidente

A presidência da FETAEMA tem função política central na sustentabilidade e direcionamento das ações estratégicas de enfrentamento aos desafios impostos à categoria no campo. Entendendo a importância da organização do MSTTR para a conquista de políticas públicas para o campo, orienta as secretarias da federação para a execução de ações de fortalecimento da base e as manifestações políticas da categoria.

Telefone: (98) 3219-8710 · (98) 98116-2260
E-mail: franciscofetaema@hotmail.com

SECRETARIA GERAL

Lívia Karla
Secretária Geral

Sabendo da necessidade de transformar pautas políticas em ações, a FETAEMA conta com a pasta da Secretaria Geral, de vital importância na organização e apoio a toda e qualquer ação executada pela entidade. Entre as atividades desenvolvidas pela Secretaria Geral, podemos elencar a organização das viagens, quer seja realizada por diretores ou assessores, cursos e seminários, quer na contribuição da parte logística de distribuição de material didático, de consumo, internamente e externamente, de acordo com a demanda. Na prática, todas as ações desenvolvidas pela FETAEMAcontam com o apoio da Secretaria Geral. A Secretaria possui sobre sua responsabilidade, todo o patrimônio da FETAEMA: prédios, alojamentos, móveis, eletroeletrônicos, computadores, utensílios domésticos, veículos, etc.

Também é responsável pela manutenção de todos os equipamentos. Destaca-se, também, por ter a competência de gerir, administrativamente, os recursos humanos de toda a entidade (incluindo a Sede e os Regionais da Federação)

Telefone: (98) 3219-8721 · (98) 99163-1350 · (98) 98117-2046
E-mail: liviakarla10@hotmail.com · secgeral@fetaema.org.br

SECRETARIA DE FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO

Ângela Maria de Sousa Silva
Secretária de Finanças e Administração

A Secretaria de Finanças e Administração Sindical tem buscado cotidianamente aperfeiçoar as ferramentas de gestão e administração interna da FETAEMA, utilizando-se para tanto, de mecanismos e instrumentais que possibilitam maior transparência na aplicação dos recursos e demonstração de suas receitas, valorização do patrimônio e construção de estratégias para garantir a sustentabilidade da estrutura do MSTTR no Estado. Além da sustentabilidade financeira, busca também garantir a sustentabilidade política; sabemos que é por meio de um bom planejamento e monitorando dos recursos disponíveis, que vamos garantir a realização de todas as ações planejadas.

Telefone: (98) 3219-8711 · (98) 98116-2812
E-mail: angelamariass@yahoo.com.br

SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÁRIA

Maria Lúcia Vieira dos Santos
Secretária de Política Agrária

A Secretaria reúne constantemente com trabalhadores e trabalhadoras rurais de comunidades tradicionais e quilombolas, em áreas de conflito, assentamentos do INCRA, ITERMA, além de discutir as demandas para aquisição de terra pelo PNCF (programa nacional de crédito fundiário). Estas reuniões têm por objetivo, ouvir as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como, pautar suas demandas e garantir a presença da FETAEMA na defesa de seus direitos. São muitas as situações de violência contra os trabalhadores (as), que constantemente têm suas terras invadidas, plantações e casas destruídas por ordem dos latifundiários.

Telefone: (98) 3219-8726 · (98) 98117-1808
E-mail: marialuciavieira2013@bol.com.br

SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA

Messias de Sousa
Secretário de Politica Agrícola

As atividades da Secretaria de Política Agrícola fortalecem o MSTTR de uma forma geral, procurando focar essas ações nos aspectos social, econômico e político. Estão sob a responsabilidade da Secretaria de Política Agrícola, os seguintes projetos e ações: o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)/MSTTR, a discussão da organização da produção e agroecologia, a segurança alimentar e nutricional, a questão de sementes crioulas, a discussão do crédito rural (PRONAF), a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), a discussão do associativismo e cooperativismo, a questão da comercialização, a discussão sobre a metodologia da assistência técnica e extensão rural para o MSTTR (em parceria com as entidades que desenvolvem este trabalho e as cooperativas de serviços), por fim, a política territorial.

A Secretaria também acompanha a discussão do Zoneamento Ecológico – Econômico (ZEE/MA), onde participamos da comissão estadual que acompanha o desenvolvimento das ações pertinentes a sua implantação no Estado. Também criamos uma comissão que trabalha junto a Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ/MA), com o intuito de discutir questões relativas ao ICMS e a nota fiscal para agricultores familiares e suas entidades, que podem ser cooperativas, associações (estas de forma muito especificas) e empreendimentos familiares.

Telefone: (98) 3219-8733 · (98) 99170-8595 · (99) 98816-6771
E-mail: messiasdosindicato@hotmail.com

SECRETARIA DE POLÍTICAS SOCIAIS

Bertolina Célia Fernandes
Secretária de Política Sociais

A Secretaria de Políticas Sociais da FETAEMA desenvolve atividades com o objetivo de viabilizar a defesa e o debate das políticas sociais para o campo. Trabalha junto às lideranças sindicais e parceiros que podem contribuir com as demandas da categoria, de acordo com a conjuntura local, estadual e nacional.

Esta Secretaria procurou orientar seus STTR´s filiados a manter um constante processo de organização interna, política e administrativa, a buscar a negociação junto às Agências da Previdência Social (APS) onde são atendidos, de forma a ajustar as demandas do MSTTR às exigências legais impostas pela legislação, e, assim, beneficiar os agricultores (as) familiares, no que tange o reconhecimento de seus direitos previdenciários.

Telefone: (98) 3219-8713 · (98) 99934-7553
E-mail: linafmartins@yahoo.com.br · bertolina@fetaema.org.br

SECRETARIA DE FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

José Chateo Brian Rêgo
Secretário de Formação e Organização Sindical

A Secretaria de Formação e Organização Sindical da FETAEMA vem cumprindo o seu papel político no que tange às atribuições políticas, desenvolvendo atividades formativas e de fortalecimento da organização sindical através da construção de estratégias de acompanhamento e orientação para as entidades sindicais, dirigentes e sua base, que estão alinhadas com as diretrizes e ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

Telefone: (98) 3219-8712 · (98) 98117-1843
E-mail: jcbrian10@hotmail.com

SECRETARIA DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS AGRICULTORAS FAMILIARES

Ligia Daiana Pereira Alves
Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares

Frente aos desmontes das políticas sociais que o Brasil enfrenta, a Secretaria de Mulheres da FETAEMA realiza atividades na perspectiva da luta pela garantia de direitos e de manter as trabalhadoras rurais informadas e empoderadas.

Atualmente, a FETAEMA, por meio de sua Secretaria Estadual de Mulheres, possui assento em dois Conselhos, importantes no trato das questões e politicas públicas específicas para as mulheres, são estes: Conselho Estadual da Mulher e Conselho Estadual de Saúde.

A Secretaria tem assento ainda em três outros importantes espaços de acompanhamento das políticas públicas para as mulheres, são estes: Comitê Estadual do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural; Fórum Estadual de Enfrentamento a Violência contra a Mulher do Campo, da Floresta e das Aguas e Fórum Maranhense de Mulheres.

Telefone: (98) 3219-8731 · (98) 98185-2766 · (98) 999170-8863
E-mail: ligiasttr@hotmail.com

SECRETARIA DE JOVENS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES(AS) FAMILIARES

Geová de Oliveira Góes
Secretária de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares

A Secretaria de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares tem como principais atribuições coordenar o Coletivo Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares (Ce- JTRAF), assim como promover formação política da juventude trabalhadora rural, a promoção e a participação nas ações de massa (Festival Nacional da Juventude Rural, Grito da Terra Brasil e Marcha das Margaridas), a incidência nos espaços de controle social e debate de políticas públicas.

A Secretaria também atua de forma transversal com as demais secretarias da Federação, sempre incluindo a temática e as demandas da juventude trabalhadora rural nos projetos e políticas desenvolvi- das pelo MSTTR, como na reforma agrária, nas políticas sociais e política agrícola, dentre outras.

Telefone: (98) 3219-8729 · (98) 98111-6204
E-mail: geovacaxias2016@hotmail.com

SECRETARIA DE POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE

Antônio da Conceição da Silva
Secretário de Política de Meio Ambiente

Com a incumbência de promover um dialogo e uma ação mais qualificada e eficiente sobre todas as questões referentes à política de meio ambiente no Estado do Maranhão, com o recorte específico para a Agricultura Familiar, nasce a Secretaria de Meio Ambiente da FETAEMA. Num cenário de violência e descaso que ao longo do processo de “desenvolvimento” do nosso Estado, impôs as populações e comunidades tradicionais à fauna e a flora dos nosso biomas, grandes impactos a partir da implantação dos projetos de monocultura do agronegócio.

A Secretaria participa ativamente da discussão sobre a implantação do Cadastro Ambiental Rural – CAR. O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal - RL, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

A Secretaria de Meio Ambiente da FETAEMA, tem acompanhado o debate de constituição do MATOPIBA, cuja sigla são as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O MATOPIBA foi criado e aprovado pelo decreto nº. 8.447 em 06/05/2015, projeto denominado: Plano de Desenvolvimento do MATOPIBA, no Maranhão abrangerá 15 microrregiões, afetando mais de 135 municípios do nosso Estado. Como principais impactos destaca-se: grilagem da terra; aumento dos conflitos e da violência no campo; diminuição do volume de agua dos lençóis freáticos e dos rios; êxodo rural; desestruturação dos assentamentos e da agricultura familiar; aumento do desmatamento; poluição das aguas, entre outros, o que afetará os modos de vida e produção das comunidades rurais e tradicionais.

Telefone: (98) 3219-8710 · (98) 99170-8028
E-mail: antonio.c.1@outllok.com

SECRETARIA DE POLÍTICA DA TERCEIRA IDADE, IDOSOS E IDOSAS RURAIS

Joaquim Alves de Sousa
Secretário de Política da Terceira Idade, Idosos e Idosas Rurais

A Secretaria Estadual da Terceira Idade, Idosos(as) Rurais, Agricultores(as) Familiares se propõe a desenvolver ações que busquem a valorização da pessoa idosa e o empoderamento da terceira idade nos espaços de discussão das políticas especificas para este segmento, assim como nos espaços de controle social dessas políticas, principalmente nos conselhos municipais de idoso e nos conselhos municipais de assistência social e. fundamentalmente, em todas as instâncias do MSTTR, por entender que essas pessoas representam um grande legado das lutas e conquistas do movimento sindical.

Nesse sentido, participa de diversas atividades que contribuem para o empoderamento e fortalecimento da luta pela promoção de qualidade de vida para este segmento no campo.

Telefone: (98) 3219-8705 · (98) 98116-1670
E-mail: joaquimalves13@yahoo.com.br