Treinamento sobre INSS digital

FETAEMA realizou nesta segunda-feira treinamento sobre INSS digital para dirigentes e funcionários de treze STTRs.
24/09/2019

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) através da sua Secretaria de Políticas Sociais realizou nesta segunda-feira (23), no Centro de Formação da Federação, treinamento sobre o INSS DIGITAL para dirigentes e funcionários (as) de 13 Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais que têm relação direta com a Gerência do INSS de São Luís.

No treinamento foram repassadas informações sobre as provas de atividade rural, novo modelo da autodeclaração, arquivos, digitalização do processo dentro do sistema do INSS DIGITAL pelo ACT dos Sindicatos, e sobre as obrigações legais que o Sindicato assume quando há formalização do ACT.

O treinamento é resultado de acordo firmado entre o Sistema CONTAG e o INSS, permitindo que todo o processo que vai desde a digitalização de documentos até a requisição dos benefícios dos segurados(as) seja feito pelo próprio Sindicato. Dispensando que os Sindicatos e Federações tenham que cumprir um conjunto de obrigações exigidas pela Lei 8.666/93.

“Além agilizar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras aos seus direitos previdenciários, o INSS Digital confirma a importância da representação do Sindicato diante de sua base, da sociedade e dos órgãos competentes”, destacou na abertura do treinamento, a secretária de Políticas Sociais da FETAEMA, Lina Martins.

Também contribuíram com falas na abertura oficial, o presidente da FETAEMA, Chico Miguel, o secretário de Política Agrícola da Federação, Messias de Souza, e o coordenador da Regional Sindical do Baixo Parnaíba, Jonilson Amarante.

O treinamento foi ministrado pela assessora da FETAEMA, Hélica Araújo e pela advogada, Ana Maria Menezes.