Fortalecer a Agricultura Familiar e garantir dignidade no campo

Conselho Deliberativo se encerra com previsão orçamentária de 2019 aprovada por unanimidade
20/12/2018

Dados do último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram que no Maranhão existem hoje 219.765 estabelecimentos agropecuários. Deste percentual da população que vive em áreas rurais, a maioria são agricultores e agricultoras familiares.

Apesar do seu tamanho e importância na produção de alimentos saudáveis e com diversidade, os homens e mulheres do campo ainda enfrentam muitos desafios, entre eles acesso a terra, programas e políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, investimentos em educação, saúde, entre outros desafios.

Refletindo sobre todas estas barreiras e apontar rumos pela valorização dos povos do campo maranhense que a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) encerra nesta quinta-feira (20), em São Luis, o último Conselho Deliberativo de 2018.

Ao todo, estão presentes 334 delegados(as) dos sindicatos filiados à FETAEMA, debatendo, propondo e aprovando diversos pontos de pauta referentes ao fortalecimento do Movimento Sindical diante dos agricultores e agricultoras familiares do estado.

Ontem, os conselheiros (as) participam de um painel com todos os candidatos apoiados pela FETAEMA nas eleições partidárias de 2018. Uma oportunidade e avaliar os caminhos percorridos e reafirmar compromissos com a categoria rural.

Depois do Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Conselho é o espaço de discussão mais importante do Sistema CONTAG. Nele os(as) dirigentes deliberam questões referentes à estrutura sindical (delegacias, STTR’s, Pólos Sindicais, Federações e Confederação).

Todas estas ações ações realizadas pela FETAEMA têm como objetivo central: Fortalecer a Agricultura Familiar e garantir dignidade aos povos do campo.